terça-feira, 24 de setembro de 2013

vá viver a vida



Então um velho amigo veio hoje em casa. E especialmente nesses dias ando revendo muitas coisas em minha vida. Alguma delas eu sinceramente preferiria deixar para depois, mas diferentes perspectivas de mundo sempre ocorrem quando estamos nos aproximando de algum tipo de fim, seja ele qual for e se eu deixo para depois, os pensamentos vêm atrás de mim e me pegam de jeito.
Meu amigo chegou, conversamos e saímos para conhecer um novo (e o único) recanto hard nerd da cidade. Por incrível que pareça é quase aqui do lado de casa e eu sequer tinha ouvido falar. Uma lojinha especializada em Magic. Um jogo de estratégia em turnos por carta.
Entrando lá, subitamente eu me senti com 15 anos. Uma sensação muito próxima de quando entrei numa lan house pela primeira vez. Imagine só um lugar com uma das coisas mais legais de se fazer?
Olhei para a vitrine: jogos de tabuleiro, jogos de carta, RPGs de tudo que é tipo, do outro lado do balcão, todo tipo de salgadinho, refrigerante, chocolate.
Nossa! você deve estar pensando que eu peguei um bolo de cartas, gastei meu dinheiro e fui sentar numa das mesas pra aprender tudo que fosse possível até que a lojinha se fechasse.
Não. Eu senti pavor. Sim, eu fiquei apavorado... Aqueles caras gordos ali dentro, extremamente inteligentes, consumidos por um vício... não era droga, mas ao mesmo tempo, era uma forma de droga, uma droga que dá barato com seu empenho intelectual. Uma droga que te definha, te leva o dia, acelera o tempo, mas não impede nenhum segundo a velhice.
- sente-se, jogue um pouco! - tudo convidava para isso.
Mas por quê? Porque um rapaz gasta tempo e talento num jogo assim? Quer dizer... porquê esse empenho em algo tão abstrato que não deixa nada para uma vida? O que se pretende com isso entende? Sim, é claro que você entende, é fácil de imaginar a falta de nexo.
Espera! tem certeza que é tão claro assim? Troque aquelas cartas por dinheiro. É, aquele mesmo que você usa pra comprar qualquer coisa. E mude o jogo de estratégia em uma mesa que o objetivo é vencer o adversário, fazendo-o perder 20 pontos par um outro chamado vida que você provavelmente nem sabe o objetivo final disso.
É, agora não vai ser muito dificil ver que não se precisa estar numa lojinha hard nerd para se sentir fugindo da realidade.
Qual o objetivo da vida, desse jogo? Mas você tentou ao menos ler as regras? Não, não são as leis jurídicas ou econômicas. As regras estão escritas em seu manual de fábrica, na sua alma.
Que engraçado pensar assim, mas e se talvez a vida toda tenha sido feita para encontrarmos um caminho até ela. Que engraçado pensar assim, um mundo imenso, tantos lugares distantes e talvez o mais longínquo seja a nossa alma.
E se eu dissesse nesse texto que gritei com todos da lojinha: - EI, SAIAM DESSA LOJINHA, SAIAM DESSE MARASMO, DESSA ILUSÃO, VÃO ENCONTRAR A RAZÃO DE VIVER!
Você diria: "- você não deveria fazer isso, se eles estão lá é porquê não entendem esses conceitos que "Nós", os normais, temos sobre encarar a vida"
EI, SAIA DESSA VISÂO DE MUNDO, SAIA DESSE MARASMO, DESSA ILUSÃO, VÁ ENCONTRAR O CAMINHO PARA SUA ALMA!

JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário